55 11 3579-1100

>

NOTÍCIAS

Piloto Automático em Motos

SUA MOTO JÁ PODE DISPOR DE PILOTO AUTOMÁTICO, MAS O CONFORTO QUEM GANHA É VOCÊ.

Dois anos de testes no mercado brasileiro habilitaram a Dalgas Precision Equipments fazer o lançamento do piloto automático ou controlador de velocidade para motos de maior potência.

Já consagrada no mercado brasileiro como empresa especializada no fornecimento de sofisticados acessórios automotivos, a Dalgas oferece ao consumidor brasileiro, kits específicos de piloto automático para diversas marcas e modelos, com diversos tipos de comando para manter a originalidade, fornecendo, também para algumas montadoras.

Esse histórico, construído no decorrer de 6 anos, como representante exclusiva da Rostra Precision Controls, Inc., credencia a Dalgas para, amparada com tecnologia de última geração, alçar voos cada vez mais arrojados. Foi o que aconteceu quando alguns fabricantes de motos começaram a lançar o piloto automático como acessório original de fábrica.

Em setembro de 99, Sr. Hermes, proprietário de uma Suzuki Intruder LC 1500, solicitou a instalação de um piloto automático na sua moto. Mesmo informado de que nunca tinha sido feita instalação em moto, desafiou Paulo Axel, diretor da Dalgas, realizar a instalação. Assim, foi feita a primeira instalação de piloto automático em moto, que se tem conhecimento no Brasil.

Segundo Hermes, que faz da moto um ChobbyD para viajar com amigos, diz:- CFoi ótimo. Geralmente temos necessidade de fazer algumas paradas para descansar a mão direita que às vezes adormece, pois é com ela que aceleramos. O desconforto é grande, apesar de compensador para quem pratica esse DhobbyC. Com a instalação do piloto automático, eliminei a necessidade dessas paradas e ganhei em conforto e segurançaD. Questionado se a instalação do piloto automático na moto trouxe algum tipo de problema mecânico ou elétrico, informou:- CNão, nenhum. Tanto que vendi aquela moto, comprei uma BMW R 1150 RT, e a primeira providencia foi instalar o piloto automático na moto novaD.

Segundo Paulo Axel, o piloto automático para motos possui as mesmas funções e os mesmos benefícios de quando instalado em um carro, ou seja, mantém a velocidade constante, o que evita multas por excesso de velocidade, reduz o consumo de combustível e o que é mais importante trás mais conforto e segurançaD.

Ainda segundo Paulo Axel, é importante observar que Co piloto automático tem diferenciais importantes em relação à trava de acelerador. A trava mantém a aceleração constante, mas a velocidade varia de acordo com a subida ou descida. Na descida pode ocasionar multa por excesso de velocidade. O piloto automático desarma automaticamente quando breca ou pisa na embreagem, como acontece quando instalado no carro. Com a trava, o desarme é manualD.

Sobre tipo de comando, Paulo Axel deixa a critério do proprietário da moto, mas recomenda o modelo RF (no guidão), por ser um comando sem fio que pode ser removido a qualquer momento.

Pesquisamos o mercado sobre custo da moto que tem piloto automático de fábrica como acessório, e comparamos com o custo do piloto automático já instalado. Podemos afirmar que a instalação do piloto automático é uma opção muito rentável para o consumidor.

VOLTAR

PRECISION EQUIPMENT