55 11 3579-1100
O desempenho do Cruise Control depende das características e condições do
motor do veículo.
Em condições normais e com o Cruise Control devidamente instalado e
programado, a velocidade deve ser mantida constante com uma variação de
mais ou menos 3 Km/h, porém existem situações em que o Cruise Control
pode não conseguir manter a velocidade, como carga excessiva,
aclive ou declive acentuados
ou ventos fortes.
No caso de um declive acentuado, o veículo poderá embalar, ultrapassando a velocidade programada, uma vez que o Cruise Control não atua no sistema de freio do veículo.
Nesse caso pode-se reduzir a marcha do câmbio ou desligar o “Over Drive” existente em alguns modelos de câmbio automático. Ao reduzir a marcha, o freio motor auxiliará o Cruise Control no controle da velocidade.
• Não use o Cruise Control em pista escorregadia ou com tráfego intenso.
• Em veículos com câmbio manual, quando estiver utilizando o Cruise Control, nunca troque de marcha ou engate o Neutro sem pressionar o pedal de embreagem, pois isto poderia provocar um aumento excessivo de giro no motor. Se isto ocorrer, imediatamente pise no pedal de embreagem ou desligue o Cruise Control pressionando o botão OFF do comando.
Vem de séculos a busca do homem pelo conforto.
Há mais ou menos 50 anos, um inventor cego, Mr. Ralph Teeter, construiu o primeiro protótipo de controlador de velocidade. A Perfect Circle Corporations passou os 13 anos seguintes desenvolvendo, testando e abrindo o mercado para os controladores de velocidade.
Em 1963, a Perfect Circle Corporations foi adquirida pela Dana Corporation. E no ano de 1982, a Dana criou uma divisão, que recebeu o nome de Precision Controls Division, em Laurinburg, para produzir piloto automático.Era o inicio do mercado de controladores de velocidade.
Analisando o mercado brasileiro e vendo a necessidade do motorista em dirigir com segurança e conforto, a Dalgas Precision Equipment, fundada em 1996, iniciou o desenvolvimento de kits para adaptar o piloto automático na grande maioria dos modelos de veículos nacionais e importados, possuindo, atualmente, uma linha de aproximadamente 300 kits específicos.
A importância do kit específico é manter ao máximo a originalidade do veículo, garantindo a performance e a durabilidade do produto e do véículo, além de facilitar sua instalação.
O Piloto Automático (cruise control) ou controlador de velocidade, mantém constante a velocidade do veículo, para que o motorista não precise manter o pé no acelerador nem verificar constantemente o velocímetro, aumentando assim seu conforto e sua atenção na estrada. Com os novos comandos de Alavanca e de Volante sem fio (RF), além do design moderno, o item conta agora com memórias programáveis e limitador de velocidade, indispensável para quem roda nas grandes cidades brasileiras.